Golpe do chocolate: Procon Campinas registra casos com prejuízo de até 7 mil

Os criminosos usam o nome de marcas famosas de chocolates para aplicar o golpe

Criminosos usam marcas famosas de chocolate
Reprodução

O Procon de Campinas (SP) emitiu um alerta à população, nesta quarta-feira (SP), sobre o "golpe do chocolate". O Departamento de Proteção ao Consumidor registrou três casos nos últimos dias, com prejuízos que chegam até R$ 7 mil.

Os criminosos usam o nome de marcas famosas de chocolates para aplicar o golpe. Eles ligam ou enviam mensagens de texto dizendo que a pessoa ganhou chocolates, por conta de um brinde de aniversário ou promoção, que será entregue na casa do consumidor.

Ao aceitar receber o brinde, a vítima passa o endereço de entrega aos estelionatários. No momento da entrega, o golpista pede o pagamento de um frete ou uma gorjeta realizada via cartão de crédito ou débito. Só que antes de fazer o pagamento, os valores são alterados pelo criminoso. Uma taxa miníma de R$ 7,00 pode ganhar alguns 0, sem a vítima perceber, e virar R$ 7.000,00.

“O órgão tem observado que os consumidores, após pagarem valores inferiores a R$ 10,00 estão tendo prejuízos que chegam até R$ 7 mil”, diz o Procon em nota.

De acordo com a diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, até o momento, o número de denúncias que chegaram ao serviço é baixo, foram três nos últimos dias, porém, com a proximidade do Dia das Mães, no próximo domingo, 14 de maio, há uma preocupação de que o golpe se intensifique e mais pessoas possam ser enganadas. 

Como prevenir? 

A orientação do Procon aos consumidores é: “tomem cuidado, inclusive com casos similares envolvendo flores e outros produtos. Não passem cartão de crédito ou débito se desconfiarem e evitem dar dados pessoais. E, caso alguém chegue em sua casa e faça a exigência de pagamento com cartão para liberar o 'brinde', recuse".

A diretora do orgão, também enfatiza que caso a pessoa, um familiar ou amigo, seja vítima de um golpe como esse, a orientação é procurar a delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência, assim como sua agência de atendimento bancário e o Procon local para registrar a reclamação.

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