A Guarda Municipal de Limeira (SP) localizou, nesta quarta-feira (15) um criadouro clandestino de suínos com 85 animais vivendo em condições insalubres, no bairro do Pinhal, zona rural da cidade.
De acordo com a GM, os animais eram mantidos cercados e sem água potável. O proprietário já havia sido notificado para fazer as adequações no local, porém alegou que, na época, não foi possível por conta das chuvas.
Um dos animais estava morto, juntamente com outros porcos, e o cadáver estava sendo consumido pelos demais suínos. Também foram localizadas carcaças de aves espalhadas pelo cativeiro.
Além disso, foi constatado crime ambiental, pela Secretaria do Meio Ambiente, pois os dejetos contaminaram os lençóis freáticos e larvas de dengue.
A ação mobilizou o Ambiental da GM, Polícia Civil (DIG), Secretaria do Meio Ambiente, Zoonoses e Secretaria de Proteção e Bem Estar Animal.
A Polícia Civil vistoriou o local e encaminhou o proprietário do criadouro à sede da Delegacia de Investigações Gerais da cidade. Ele poderá responder criminalmente.