GCM apreende balão de 50 m² em bosque de Jundiaí

Soltar balão é crime e a pena varia de um a três anos de detenção ou multa

Da Redação

Balão apreendido
Divulgação/GCM

Um balão, medindo aproximadamente 50 metros quadrados, caiu em uma mata de área rural no bairro Bosque do Pinheirinho, em Jundiaí (SP), nesta quinta-feira (21). A Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para apreender o balão. 

A equipe deteve dois suspeitos que estavam nas proximidades; eles foram ouvidos e liberados. De acordo com a legislação, quem é flagrado soltando balão pode ser preso e tem pena de reclusão que varia entre dois a três anos ou multa.

O balão foi visualizado pelo Centro de Controle Operacional da GMJ e uma equipe da Divisão Florestal foi acionada para atender a ocorrência. Os agentes conseguiram recolher e apreender o balão que tinha 1,50 metros de cangalha e com 360 metros quadrados de bandeira.

O delegado de plantão solicitou que fosse feita perícia no local e, em seguida, determinou que os objetos recolhidos fossem destruídos.

Quais os riscos de soltar balões?

“Os balões são muito perigosos porque, além do risco de incêndios, podem carregar cangalhas de fogos de artifícios na base e provocar explosões perto de residências, florestas, empresas e veículos. Quando o balão sobe, ele é carregado por correntes de ar e levado para locais imprevisíveis, colocando em risco o tráfego aéreo e milhares de passageiros que voam pelo estado todos os dias. Os balões também ameaçam o meio ambiente e destroem a fauna e a flora quando caem nas matas”, segundo o Governo de São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.