Frente Nacional de Prefeitos cobra Ministério da Saúde por falta de medicamentos

Ministério afirma que o envio do medicamento fumarato de dimetila está regular e que não falta não há falta de insulina no SUS

Por Da redação

O prefeito de Campinas (SP) e vice-presidente de Saúde na Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Dário Saadi (Republicanos, enviou um ofício à ministra da Saúde Nísia Trindade nesta quinta-feira (28), onde relata a preocupação dos municípios com a falta do medicamento fumarato de dimetila, para tratamento da esclerose múltipla, e a dificuldade da população em ter acesso à insulina fornecida nas Farmácias Populares. Questionado pela Band Mais, o Ministério afirma que o envio dos medicamentos está regular.

O ofício cobrando a falta dos medicamentos também é assinado pelo prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira. A entidade reúne cidades com mais de 80 mil habitantes, incluindo todas as capitais.

Diante do documento, a Pasta informou que o fornecimento do medicamento fumarato de dimetila 240 mg, para esclerose múltipla, está regular para o estado de São Paulo, com envio de remessa realizado nesta terça-feira (26). As entregas são destinadas às secretarias estaduais e ao Distrito Federal, responsáveis pela distribuição dos medicamentos às unidades que realizam a dispensação aos usuários cadastrados. 

Quanto à insulina, o Ministério da Saúde informou que não há falta de insulina no SUS e está reforçando os estoques até o fim deste ano com mais 1,8 milhão de unidades, que serão distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. 

Até outubro, pela Farmácia Popular, foram dispensados 19,1 milhões de unidades de insulinas NPH e 4,4 milhões de unidades de insulinas regular (frascos e canetas) para todo o país. Todo cidadão ou cidadã que tiver indicação do uso da insulina, e dificuldade de acessar o medicamento nas farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, deve se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.