Filhotes de espécies de primatas ameaçados de extinção nascem em Sorocaba

Nascimentos foram em dezembro e fevereiro Marcos Tokuda/Sema
Nascimentos foram em dezembro e fevereiro
Marcos Tokuda/Sema

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba, registrou o nascimento de dois filhotes de mico-leão-de-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas) e quatro filhotes de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor). A equipe técnica do Zoo comemora os nascimentos, pois os pequenos primatas brasileiros estão ameaçados de extinção na natureza.

Os filhotes de sauim-de-coleira nasceram no dia 25 de dezembro do ano passado e no dia 15 de fevereiro deste ano. Já, os filhotes de mico-leão-de-cara-dourada nasceram no dia 22 de dezembro.

O sauim-de-coleira é uma espécie endêmica da Floresta Amazônica brasileira, isso quer dizer que ele é encontrado em apenas um determinado local do mundo. No caso desse primata, sua área de ocorrência é restrita a Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, três municípios do Amazonas. O crescimento populacional humano, que gera a perda de habitat causada pela expansão das cidades, é uma das ameaças aos sauins, que têm enfrentado acentuado declínio populacional. Trata-se de uma das espécies de primatas mais ameaçados do mundo e está classificada como criticamente em perigo de extinção.

Já, o mico-leão-de-cara-dourada é uma espécie endêmica da Mata Atlântica do Brasil e, atualmente, é encontrado no Sul da Bahia. Assim como o sauim-de-coleira, o mico-leão sofre com a redução e fragmentação do seu habitat.

O “Quinzinho de Barros” possui duas famílias de sauim-de-coleira e uma família de mico-leão-de-cara-dourada. Um fato curioso sobre essas espécies é que o cuidado com os filhotes é dividido entre os membros da família. O pai carrega os filhotes em grande parte do tempo, protegendo-os de possíveis ameaças, e a mãe amamenta e cuida deles. Além disso, os irmão mais velhos também participam no cuidado, ajudando a carregá-los.