Feriadão com chuva: Defesa Civil emite alerta de temporais na região de Campinas

Passagem de uma frente fria pela região deve trazer pancadas de chuva forte

Da Redação

Feriadão com chuva: Defesa Civil emite alerta de temporais na região de Campinas
As pancadas de chuva devem ter início a parte da tarde
Band Multi

O feriado prolongado tem previsão de chuva para a região de Campinas (SP). Defesa Civil estadual emitiu um alerta sobre a passagem de uma frente fria pela região deve trazer pancadas de chuva forte. Também há condições para temporais seguidos por raios, ventania intensa e granizo. 

A previsão é de tempestade e chuva acumulada de 65 milímetros, principalmente entre a tarde de sexta-feira (3) e a tarde de sábado (4). No período, pode haver chuva acumulada em um curto espaço de tempo, por isso, recomenda-se atenção a áreas mais vulneráveis. 

Diante das chuvas, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.

Orientações de segurança

A orientação para a população é não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, já que existe risco leve de queda de árvores e descargas elétricas. Recomenda-se também não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Aparelhos eletrônicos não devem ser usados ligados à tomada. A Defesa Civil também recomenda evitar áreas alagadas.

Receba os alertas da Defesa Civil

A população pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito. Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.

Em caso de quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis, as pessoas podem entrar em contato pelo telefone 199. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156. Em caso de emergências, o contato deve ser feito pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.