A Polícia Civil prendeu um homem, de 41 anos, e uma mulher, de 23, acusados de atuarem como oftalmologistas ilegalmente, em Indaiatuba (SP). A dupla foi detida pela Guarda Municipal (GM) nesta quinta-feira (03).
Os médicos falsos usavam uma van como consultório itinerante. Dentro do veículo os criminosos montaram uma estrutura para atender os pacientes. Foram localizados diversos óculos, alguns em sacos plásticos com receita médica e dinheiro do pagamento.
Além de atender os pacientes na van, os falsos médicos vendiam óculos. Os guardas civis conseguiram chegar até os dois, depois que o centro de operações da corporação detectou a van entrando na cidade mais de uma vez. Moradores já haviam denunciado a atuação da dupla.
Durante as averiguações, os guardas chegaram a uma vítima dessa dupla. A mulher relatou à GM que passou por atendimento e fez os óculos de grau, mas enxergava tudo desfocado. Ela afirmou que os falsos oftalmologistas passaram na casa dela uma semana antes para avisar sobre a tal consulta. O valor pago foi de setecentos reais.
Segundo o delegado responsável pelo caso, há identificação de mais vítimas da dupla, que já vinha agindo em outras cidades da região.
O departamento de fiscalização da Prefeitura apreendeu duas multas, no valor de R$ 2.576, por falta de alvará e licença de funcionamento.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Indaiatuba (SP).