UOL - O melhor conteúdo

Golpistas se passam pela Vigilância Sanitária para enganar comerciantes em Campinas

Funcionários não recebem valores em fiscalizações e multas não são cobradas por app de mensagem, alerta a Prefeitura

Por Da redação

A Prefeitura de Campinas (SP) emitiu um alerta, nesta quinta-feira (27), sobre golpistas que se passam pela Vigilância Sanitária para aplicar golpes, como multas falsas, em comerciantes da cidade.

Em nota, a prefeitura explica que o golpista envia mensagens via WhatsApp informando ao comerciante que o estabelecimento será alvo de fiscalização, ainda mencionam falsas multas com pagamento atrasado e que foram aplicadas por conta de irregularidades. 

O golpe também usa o logotipo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na identificação para enganar o usuário. A Fiscalização de Alimentos foi comunicada por um restaurante da cidade sobre a tentativa de golpe e comunicará o órgão federal.

Para identificar o golpe, a orientação é observar que:

  • Autoridades sanitárias de Campinas sempre estão identificadas e fazem ações com carro oficial do Poder Público.
  • Os técnicos da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos atuam em equipe e, por dever de ofício, estão impedidos de solicitar qualquer tipo de cobrança.
  • Os pagamentos de taxas e multas à Vigilância são feitos por meio de guias de recolhimento que devem ser pagas em rede bancária e são recolhidas ao Fundo Municipal de Saúde. Portanto, não há recebimento durante as fiscalizações.
  • Quem apresenta alguma irregularidade e paga para falsos fiscais com objetivo de conseguir alguma vantagem indevida comete crime de corrupção e responde a processo judicial.

Recomendação

“Quem tiver dúvidas sobre a atuação de qualquer profissional da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos deve entrar em contato com os órgãos  pelo telefone (19) 2515-7134”, destacou a coordenadora de Fiscalização de Alimentos, Anne Dutra.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar