O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fife), evento sobre gestão no Terceiro Setor na América Latina, criado pela Rede Filantropia, será realizado em formato híbrido pela primeira vez em Sorocaba.
O foco do evento é disseminar conhecimentos técnicos sobre diversos aspectos da gestão no Terceiro Setor para que as organizações se profissionalizem e sejam capazes de captar mais recursos, garantindo a manutenção e até a expansão de suas atividades. Entre os dias 26 e 29 de abril, a programação do fórum oferecerá palestras e debates com mais de 90 profissionais e mais de 100 atividades, que abordarão temas como legislação, marketing, tecnologia, voluntariado, sustentabilidade, administração, contabilidade, entre outros.
Neste ano, o fórum chega à 9ª edição e Sorocaba é o primeiro município do Estado de São Paulo a sediar o evento. Entre 2014 e 2021, o FIFE já passou por cidades como Natal (RN), Gramado (RS), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC), somando um público de quase 5 mil pessoas.
Sorocaba foi escolhida entre as cidades do interior paulista, pois foi firmada uma parceria com a administração municipal, que demonstrou interesse em trazer o evento para fortalecer o Terceiro Setor na região e cedeu o espaço do Parque Tecnológico (PTS) para a realização do fórum em abril.
O acesso ao fórum será por meio de ingressos, que estão à venda pelo site oficial do evento: www.fife.org.br . Toda a programação presencial poderá ser acompanhada também pela internet.
Terceiro Setor na região
De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há mais de 6,2 mil Organizações da Sociedade Civil formalizadas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que abrange 27 municípios do interior paulista: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.
Só em Sorocaba são 2235 organizações mapeadas pelo Ipea, com mais de 14,6 mil trabalhadores no Terceiro Setor. Ainda segundo o instituto, 33,6% das OSCs estão ligadas à religião; 21,1% atuam com desenvolvimento e defesa dos direitos; 13,3% cultura e recreação; 8,4% assistência social; 4,1% educação e pesquisa; e outros.
Itu e Itapetininga, que estão entre os municípios da região com maior população, contam com 585 e 479 OSCs, respectivamente. Em seguida, São Roque (351), Tatuí (299), Salto (290), Votorantim (274), Ibiúna (229), Porto Feliz (211) e Boituva (215) completam o ranking das 10 com maior concentração de organizações sociais formalizadas na RMS, de acordo com o Ipea.