Estrada do Bongue em Piracicaba deve ser liberada após vistoria de geólogo

A expectativa é que a liberação ocorra até a semana que vem

Por Rafaela Oliveira

A Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria de Piracicaba (SP) informou, nesta terça-feira (30), que não há previsão para liberação da Avenida Jaime Pereira. A via está interditada desde a queda de pedra da pedreira Bongue, na última sexta-feira (26). Um geólogo deve vistoriar o local amanhã (31) e analisar os riscos. 

Nos últimos três dias, a Pasta informou que não foi registrado mais nenhum desagregamento de pedras da pedreira do Bongue, mas, por segurança, a liberação deve ocorrer somente após a vistoria do geólogo. A expectativa é que a liberação ocorra até a semana que vem.

Intervenções

A pedreira do Bongue tem um alambrado e uma vala para conter as pedras que desagregam do maciço, informou a Prefeitura de Piracicaba (SP). Todavia, as medidas não foram suficientes para impedir que a pedra rolasse pela Avenida Jaime Pereira na última sexta (26), por isso a necessidade de uma nova vistoria. 

Em março deste ano, após os serviços de limpeza, a Semozel encomendou um novo laudo geológico para identificar se havia riscos de novos deslocamentos. O laudo apontou, por exemplo, a construção de uma vala, que já havia sido construída, e também novo corte de árvore no topo da pedreira, o que foi feito.

No início de 2023, intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

Em 2022, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.