Estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena 2025 da Unicamp

As inscrições começaram nesta sexta-feira (1) e vão até o dia 29 de novembro; elas são gratuitas

*Daniel Rosa

O Vestibular Indígena da Convest oferece vagas na Unicamp e UFSCar
Agência Brasil

Começou nesta sexta-feira (1) o período de inscrições para o Vestibular Indígena 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vai até o dia 29 de novembro. São oferecidas 195 vagas, sendo 130 na Unicamp e 65 vagas na UFSCar. Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, sendo um em cada universidade. 

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital da Comissão Permanente p/ os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a ser entregue no dia da prova. 

Candidatos que fizeram inscrição no Vestibular Indígena em edições anteriores e não compareceram na aplicação da prova por duas ou mais vezes sem a devida justificativa, terão sua inscrição indeferida. A lista de inscrições deferidas será publicada no dia 4 de dezembro de 2024. 

Provas 

A prova será aplicada em Campinas (SP) e em outras cidades do Brasil, no dia 12 de janeiro de 2025, às 13h. A divulgação do endereço completo dos locais de prova será no dia 19 de dezembro deste ano

Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 1 de novembro a 6 de dezembro de 2024. 

No dia da prova, os candidatos deverão apresentar um dos documentos abaixo: 

– Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – original e cópia; 
– Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena – original, na qual será obrigatório: 
informar se o(a) candidato(a) reside na terra ou comunidade indígena à qual declara estar vinculado(a); apresentar justificativa de como seu vínculo com essa terra ou comunidade indígena pode ser comprovado, caso indique não residir na terra ou comunidade indígena; indicar o nome completo das duas lideranças indígenas diferentes que assinarão a Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena à qual o(a) candidato(a) declara pertencer e vincular-se;  informar dados de contato das mesmas duas lideranças indígenas (telefone, e-mail ou outra informação por meio da qual seja possível identificar ou contatar essas lideranças); indicar nome do órgão regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) cujo representante poderá atestar a existência e a localização da comunidade indígena à qual o(a) candidato(a) afirma estar vinculado(a). 
– Carteira de Identidade, desde que nesta conste a origem e etnia do(a) candidato(a) – original e cópia. 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.