A Estação Cultura recebe a 2ª Edição da Feira de Mulheres Empreendedoras e o desfile e a premiação do Concurso Rainha Pérola Negra 2022, neste sábado (07), em Campinas (SP). O evento acontece das 9h às 17h.
Feira
A Feira de Mulheres Empreendedoras contará com 150 expositoras. Uma área da Estação será ocupada por Organizações da Sociedade Civil (OSC) dedicadas a pets, além de apresentação dos cães da Guarda Municipal.
Durante todo o evento, a Faculdade Anhanguera irá realizar plantão de saúde com aferição de pressão arterial e cálculo de Índice de massa corporal (IMC), além de sorteio de cursos.
A Feira de Mulheres Empreendedoras, com apoio do Sebrae e da Coordenadoria Setorial de Políticas para as Mulheres, é um evento bimestral e ocorreu pela primeira vez em março. Já estão programadas outras quatro edições, a próxima prevista para julho.
Programação:
- 10h: Música com DJ Ella di Vuono
- 11h: Apresentação Grupo de Capoeira Feminina
- 11h30: Desfile e Premiação da Pérola Negra
- 13h30: Apresentação da cantora Ilcéi Mirian
- 15h: Apresentação de Dança do Ventre
- 17h: Encerra a feira de artesanato e de alimentação
Pérola Negra
O Concurso Rainha Pérola Negra deste ano faz uma homenagem especial à jogadora de basquete da Seleção Brasileira, Geisa Oliveira. O propósito do evento é valorizar mulheres negras que se destacam em prol do desenvolvimento e promoção da igualdade racial.
Sete mulheres do município vão ser homenageadas nas categorias “Cultura”, “Educação pela promoção da igualdade racial”, “Profissional de destaque”, “Trajetórias de luta e garantia de direitos”, “Desenvolvimento comunitário”, “Revelação” e “Afirmação da identidade”.
As premiadas são:
- Cultura - Pâmela Oliveira Leite
- Educação pela promoção da igualdade racial – Francis Roberta de Jesus
- Profissional de destaque – Adriana do Carmo de jesus
- Trajetórias de luta e garantia de direitos - Célia Zenaide da Silva
- Desenvolvimento comunitário - Maria de Fátima dos Santos
- Revelação - Daise Campos
- Afirmação da identidade - Tayná Victória de Lima Mesquita
Geisa Oliveira
Geisa Oliveira jogou pelos times da Ponte Preta e da Microcamp e foi duas vezes campeã Brasileira com o time de Americana (SP). Chegou a ser pivô do time da Seleção Brasileira de Basquete, depois mudou-se para a Europa, onde jogou na Itália, Espanha e Hungria.
De volta ao Brasil, disputou a Liga de Basquete Feminino (LBF) por São José dos Campos (SP) e atuou como representante oficial da liga em jogos nas cidades de Campinas, Itu e Sorocaba.
Em Campinas, nos últimos anos, participou da luta pela igualdade racial como membro do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas. Foi uma das fundadoras da Liga de Basquete de Rua, projeto social desenvolvido na Vila IAPI, criado para dar melhores oportunidades de futuro a crianças das comunidades carentes através do esporte.
Faleceu em 2021, em Campinas, por problemas cardíacos.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.