Estabelecimentos são fechados temporariamente em Sorocaba

Ações foram durante a "Operação Ferro-Velho"

Nesta semana, dois estabelecimentos foram fechados temporariamente durante a chamada “Operação Ferro-Velho” 

Na segunda-feira (24/10), houve a interdição imediata, por 10 dias, de um estabelecimento no Jardim Aeroporto, por desvio de finalidade. Trata-se de o mesmo local que, na sexta-feira (21/10), já havia sido fechado temporariamente por essa mesma razão, além de falta de licença para funcionamento. O local também foi notificado por mato alto e depósito de materiais em local descoberto. “Naquela ocasião, o proprietário foi encaminhado à Delegacia, para prestar depoimento, e acabou indiciado por receptação de materiais alvo de furto, pois contêineres do serviço de coleta pública de lixo foram apreendidos no local. O fato comprova o desvio de finalidade e permite a interdição imediata”, explica a chefe da Seção de Fiscalização da Prefeitura, Juliana Graziele Lopes Souza.

Nesse caso, o estabelecimento só pode ser reaberto mediante apresentação de requerimento de desinterdição e assinatura de termo de comprometimento de que novamente não incorrerá nesse tipo de irregularidade. “Se flagrado novamente, o estabelecimento está passível de lacração definitiva e encerramento das atividades”, complementa.

Jardim Aeroporto

A outra ação foi na manhã de terça-feira (25/10), sendo que o proprietário foi notificado por obstrução de calçada e falta de licença de funcionamento. O local só poderá reabrir depois que regularizar sua situação legal. Outros dois locais também foram fiscalizados na ocasião.

Desde o início de 2022, 148 estabelecimentos já foram alvo de vistorias, em todas as regiões da cidade, durante ações conjuntas da “Operação Ferro-velho”, envolvendo Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil.

Ainda na terça-feira, dos outros dois ferros-velhos fiscalizados, um deles, localizado no Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho, não apresentava irregularidade e o segundo, no Parque dos Eucaliptos, estava fechando no momento da ação.“As equipes estão sempre mobilizadas e atuando de forma integrada. O resultado positivo dessas operações tem sido alcançado dia após dia. A ação é preventiva, contra a criminalidade, mas também atua para identificar irregularidades administrativas”, aponta o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.