Escola Lady Bamford abre mais um ciclo de formação para jovens em Sorocaba

Curso é para pessoas com idade entre 16 e 19 anos do entorno da fábrica da JCB no Brasil

Da Redação

Escola Lady Bamford abre mais um ciclo de formação para jovens em Sorocaba
Formatura teve apresentação especial
Cida Haddad

A Escola Lady Bamford, projeto da JCB voltado para o ensino social e profissionalizante de jovens de 16 a 19 anos de Sorocaba, no estado de São Paulo, (onde fica a fábrica da JCB no Brasil), Votorantim e região, está começando mais um ciclo a partir do dia 31 de outubro: a formatura da terceira turma e a apresentação dos jovens que participarão da quarta.

Realizado em parceria com o Projeto Pescar, que tem mais de 40 anos de tradição na formação de jovens para o mercado de trabalho, o projeto possui carga horária de 960 horas. Neste ano, foi ministrado por 47 educadores voluntários, em sua maioria funcionários da JCB e de outras empresas parceiras, formando 17 jovens.

Com sua grade de ensino dividida em, aproximadamente, 60% de conteúdos focados no desenvolvimento pessoal e cidadania, com temas como autoconhecimento, sustentabilidade, saúde e relacionamento interpessoal, e os outros 40% voltados para o desenvolvimento técnico, com assuntos específicos e atividades práticas aliadas à teoria.

“Fiquei sabendo do projeto pela escola, e entrei com 17 anos. Meu principal objetivo era conhecer como uma empresa funcionava. Muito do que nós aprendemos aqui, realmente é utilizado no nosso dia a dia. Tanto o teórico quanto as vivências, principalmente do ponto de vista comportamental. Ajudou muito a desenvolver a minha comunicação.”, disse Ellen Vitória, que mora no Parque São Bento, em Sorocaba.

A educadora social do projeto, Josi Rodrigues, finalizou: “São jovens que, apesar da situação de vulnerabilidade, querem muito se desenvolver e aproveitar as oportunidades, demonstrando proatividade. Os voluntários também foram fundamentais para o processo. Sem eles, não conseguiríamos fazer nem a metade do que foi realizado”.

Dos 17 formandos, 4 jovens foram empregados. Os demais estão aguardando por oportunidades tanto na JCB quanto em empresas parceiras. A próxima turma da Escola Lady Bamford terá início em janeiro de 2025, com foco em Produção Industrial para um total de 20 pessoas.

A educadora social do projeto, Josi Rodrigues, falou mais sobre o projeto: 

Entrevista: Cida Haddad 

Edição: Eduardo Bartels 

Tópicos relacionados