Escolas de Monte Mor sofrem tentativa de atentado; jovem detido usava suástica

As duas unidades de ensino ficam no mesmo prédio; suspeito estava com uma machadinha, bombas caseiras e garrafas com combustível

Amanda Florentino

As Escolas Estadual Professor Antonio Sproesser e Municipal Vista Alegre, que funcionam no mesmo prédio, no bairro Bela Vista, em Monte Mor (SP), sofreram uma tentativa de atentado, na manhã desta segunda-feira (13), de acordo com a Polícia Militar (PM). O suspeito, de 17 anos, foi detido e usava uma braçadeira com a suástica, símbolo nazista. Ninguém ficou ferido.

Suspeito usava braçadeira com a suástica, símbolo nazista (Imagem/Reprodução)

De acordo com a Polícia Militar (PM), no momento da tentativa de invasão, o suspeito estava com uma machadinha, bombas caseiras, além de garrafas com combustível. Ele também portava uma arma de fogo, que foi abandonada antes da tentativa de ataque. O menor não conseguiu entrar nas escolas, mas jogou uma bomba caseira no interior da unidade.

Na casa do jovem, foram apreendidos uma arma de airsoft, material alusivo ao nazismo e o computador do suspeito, que passará por perícia. O veículo usado no crime foi localizado por PMs. 

De acordo nota divulgada pela Prefeitura, “na ação, não houve feridos e nem danos significativos à estrutura da escola. Os alunos já foram dispensados das aulas. A escola também ficará fechada no período da tarde”, finaliza a nota. 

Jovem usava vestimenta inteiramente preta (Imagem/GM)

Moradores do entorno gravaram vídeos com a movimentação. As polícias Civil, Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

O adolescente é ex-estudante da escola municipal e a motivação da tentativa do atentado ainda são investigadas. O jovem detido será ouvido pela polícia. O caso foi registrado na Delegacia de Monte Mor

O que a Seduc-SP diz?

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), em nota, lamentou o ocorrido e disse que vai auxiliar nas investigações. Confira a nota na íntegra:

"A Diretoria de Ensino de Capivari e a unidade escolar estão à disposição das autoridades para auxiliar na investigação. A segurança da unidade será reforçada com o apoio da ronda escolar.

A unidade escolar é compartilhada com o município, sendo que as aulas da rede estadual ocorrem no período da tarde e noite. As aulas para a rede estadual deverão ocorrer normalmente após a perícia ser realizada.

O caso está sendo registrado na Plataforma Conviva (Placon) e também no boletim de ocorrência. A equipe gestora da escola segue à disposição da comunidade escolar."

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.