Depois de chamar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de Voldemort (vilão de Harry Potter) em outra ocasião, no sábado (17) o bilionário Elon Musk anunciou o fechamento do escritório do X (antigo Twitter) no Brasil, com a demissão de todos os 40 funcionários em uma reunião emergencial online.
Musk justificou como "exigências de censura" do ministro brasileiro. "A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas de Alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados," escreveu em sua conta na rede social.
O perfil oficial do X publicou uma nota confirmando o fim da operação no Brasil, divulga um despacho sigiloso de Moraes destinado à empresa e o acusa novamente de ser antidemocrático. “Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”
O texto também afirma que da rede sócio ministro havia determinado o bloqueio de sete perfis de bolsonaristas na rede social. O X, porém, não cumpriu a decisão judicial e publicou uma nota classificando a decisão como censura.