Elon Musk anuncia encerramento da rede social X no Brasil

Em nota na rede social, o motivo é a “perseguição de Alexandre de Moraes”

Por Marmella

O bilionário demitiu todos os funcionários do escritório brasileiro
Reprodução

Depois de chamar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de Voldemort (vilão de Harry Potter) em outra ocasião, no sábado (17) o bilionário Elon Musk anunciou o fechamento do escritório do X (antigo Twitter) no Brasil, com a demissão de todos os 40 funcionários em uma reunião emergencial online.

Musk justificou como "exigências de censura" do ministro brasileiro. "A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas de Alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados," escreveu em sua conta na rede social.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

O perfil oficial do X publicou uma nota confirmando o fim da operação no Brasil, divulga um despacho sigiloso de Moraes destinado à empresa e o acusa novamente de ser antidemocrático. “Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”

O texto também afirma que da rede sócio ministro havia determinado o bloqueio de sete perfis de bolsonaristas na rede social. O X, porém, não cumpriu a decisão judicial e publicou uma nota classificando a decisão como censura.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.