Doria libera máscaras em todos os ambientes

Acessório continua obrigatório em ônibus, metrôs e hospitais

Governador vai publicar decreto ainda hoje para oficializar a decisão  Divulgação/Estado
Governador vai publicar decreto ainda hoje para oficializar a decisão
Divulgação/Estado

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), liberou a partir desta quinta-feira (17/03) a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes. A obrigatoriedade continua no transporte público e nas unidades de saúde.

Com essa decisão, o uso do acessório torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. Desde o último dia 9 de fevereiro, a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos já estava valendo.

De acordo com o governo de SP, a decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. A medida foi possível porque o Estado cumpriu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de vacinar 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos contra a covid-19.

Além disso, foi observada a melhora nos índices dos dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva, apesar do Carnaval.

Em Campinas, por exemplo, são 75 pessoas internadas por causa do coronavírus. A taxa de ocupação de leitos de UTI-Covid está em 61,17%. Dos 103 leitos de alta complexidade nas redes pública e privada, 63 estão ocupados. Há 40 leitos livres em ambas as redes.

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que vai esperar o decreto do governador ser publicado e vai se posicionar amanhã sobre a liberação das máscaras.