Nova operação integrada realizada pela Prefeitura de Sorocaba, na tarde desta quinta-feira (19/10), interditou dois estabelecimentos localizados nas proximidades da Praça da Bandeira, na região central da cidade. Na ocasião, também houve abordagem de pessoas em atitudes suspeitas.
A ação foi coordenada em conjunto pelo secretário de Gabinete Central da Prefeitura, João Alberto Corrêa Maia, e pelo secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro. A iniciativa contou, ainda, com a participação de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), do programa “HumanizAção”, e das Secretarias de Planejamento e Licenciamento Urbano (Sesu), da Saúde (Ses) e de Mobilidade (Semob).
Um dos estabelecimentos, um bar, foi notificado pelo Setor de Fiscalização de Posturas da Seplan, por falta de alvará de funcionamento. O mesmo ponto acabou interditado pela Vigilância Sanitária, órgão ligado à SES, que constatou condições precárias de higiene.
O segundo local visitado foi uma adega, que também foi interditada, mas pelos fiscais da Seplan, por desvio de finalidade, uma vez que havia máquina caça-níquel, além de bebidas de procedência duvidosa no local. Fato é que o ponto já havia sido interditado outra vez, porém, retornou a operar, mesmo que irregularmente. “A ação serviu, inclusive, para reforçar que o Poder Público está presente, atuante e que a sociedade pode sempre contar com o apoio das equipes da Prefeitura. Havia, também, denúncia de tráfico de drogas e presença de usuários nessa região, daí a importância dessa ação mais ampla, como o apoio da GCM”, disse o secretário de Gabinete Central.
Inclusive, a Sesu e as autoridades policiais contam, sempre, com o apoio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades ou crimes. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).
“Fizemos uma série de abordagens, qualificamos pessoas suspeitas e orientamos moradores e comerciantes de que as operações de segurança vão continuar nessa região da cidade, como forma de garantir tranquilidade para a população”, frisou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.
Na sequência, a operação integrada teve prosseguimento e avançará durante o horário noturno, com a realização de rondas preventivas pela GCM e o trabalho de abordagem social especializada do programa “HumanizAção”, em toda a região central da cidade, assim como em outros bairros, para propiciar apoio às pessoas em situação de rua.