Diante epidemia de dengue, Campinas distribui folhetos alertando população

Cidade tem tem 4.160 casos confirmados da doença e a primeira morte por dengue do ano foi registrada no dia 10 de abril

Por Rafaela Oliveira

Diante epidemia de dengue, Campinas distribui folhetos alertando população
Três cidades do Oeste Paulista estão em alerta com a dengue
Canva, 2023

Após a prefeitura de Campinas (SP) declarar que a cidade sofre uma epidemia de dengue, dia 12 de abril, agentes de leitura da Sanasa vão passar a distribuir folhetos informativos sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a formação de criadouros do mosquito.

Até esta segunda-feira (24), Campinas tem 4.160 casos confirmados da doença e a primeira morte por dengue do ano foi registrada no dia 10. Em nota, a prefeitura alerta: 

Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.

A ação preventiva é da Sanasa, em parceria com a prefeitura de Campinas e todos os outros órgãos municipais para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os folhetos serão entregues nas casas, edifícios, estabelecimentos comerciais e industriais clientes da Sanasa. 

Medidas importantes contra o mosquito

- Manter as caixas d’água sempre limpas e fechadas; se possível, colocar tela entre a tampa e a caixa;

- Guardar garrafas viradas para baixo;

- Não deixar água parada em vasos e pneus;

- Colocar areia nos pratos de vasos;

- Deixar as calhas sempre limpas.

“A cidade de Campinas passa por uma epidemia de dengue e, por esta razão, a Sanasa participa de mais essa ação para o bem-estar da população”, diz o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.  

Os folhetos também estarão disponíveis em todas as agências de atendimento da empresa de saneamento. A prefeitura afirma que mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.