Após a prefeitura de Campinas (SP) declarar que a cidade sofre uma epidemia de dengue, dia 12 de abril, agentes de leitura da Sanasa vão passar a distribuir folhetos informativos sobre os cuidados que a população deve ter para evitar a formação de criadouros do mosquito.
Até esta segunda-feira (24), Campinas tem 4.160 casos confirmados da doença e a primeira morte por dengue do ano foi registrada no dia 10. Em nota, a prefeitura alerta:
Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.
A ação preventiva é da Sanasa, em parceria com a prefeitura de Campinas e todos os outros órgãos municipais para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os folhetos serão entregues nas casas, edifícios, estabelecimentos comerciais e industriais clientes da Sanasa.
Medidas importantes contra o mosquito
- Manter as caixas d’água sempre limpas e fechadas; se possível, colocar tela entre a tampa e a caixa;
- Guardar garrafas viradas para baixo;
- Não deixar água parada em vasos e pneus;
- Colocar areia nos pratos de vasos;
- Deixar as calhas sempre limpas.
“A cidade de Campinas passa por uma epidemia de dengue e, por esta razão, a Sanasa participa de mais essa ação para o bem-estar da população”, diz o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
Os folhetos também estarão disponíveis em todas as agências de atendimento da empresa de saneamento. A prefeitura afirma que mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.