Band Multi - Campinas e Região

Crise hídrica: Artur Nogueira inicia racionamento de água

Fornecimento será paralisado em horários estratégicos em todos os bairros e condomínios; confira programação

Por Da redação

Crise hídrica: Artur Nogueira inicia racionamento de água
Reprodução

A partir desta segunda-feira (22), o Serviço de Água e Esgoto (Saean) de Artur Nogueira (SP) implementará o racionamento de água devido à crise hídrica que afeta a região. Além disso, será aplicado multas para os moradores que forem flagrados desperdiçando água. 

Em nota, o Semae afirma que fiscais estão realizando rondas diárias em todos os bairros para garantir que as regras de uso consciente sejam cumpridas e para identificar e coibir práticas inadequadas, como lavagem de carros e calçadas. 

Crise hídrica 

A crise hídrica atual reduziu significativamente o nível do reservatório Cotrins. Além disso, os reservatórios de água bruta estão com apenas 20% da capacidade. A estiagem é ainda mais severa do que a crise de 2014.

Como funciona o rodízio 

  • O bombeamento de água será ligado das 6h30 às 8h.
  • Em seguida, será interrompido e retomado das 11h às 13h.
  • Novamente interrompido, o bombeamento volta das 17h às 19h.
  • Durante a noite, o sistema permanecerá fechado, reabrindo no dia seguinte às 6h30.

Segundo o Saean, essa escala foi definida para garantir que a água esteja disponível nos horários em que as pessoas estão em casa, como na hora de acordar, na hora do almoço e no retorno à noite para tomar banho.

A estratégia é fechar e abrir o fornecimento de água para todas as áreas simultaneamente, garantindo que nenhum bairro fique sem abastecimento. Essa medida abrange todos os bairros e condomínios da cidade.

Tópicos relacionados