A pesquisa encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba (SP) e desenvolvida pela Athon Ensino Superior à intenção de compra para o Dia dos Pais aponta que a maioria dos entrevistados (29,6%) gastará até R$ 150 em presentes. A coleta de dados aconteceu entre os dias 15 e 25 de julho e verificou o comportamento dos consumidores quanto à data.
Ao todo, 1.221 pessoas foram questionadas pelos pesquisadores no método quantitativo descritivo entre as classes A,B,C,D/E. Cartões de crédito e débito, seguido do PIX, seguem como a preferência dos moradores pelo pagamento.
Conforme os apontamentos, 75,3% dos entrevistados disseram que irão fazer compras para o Dia dos Pais. O total de 39,5% disse que comprará em lojas físicas e 38,3% afirmaram que seguirão em lojas on-line.
Para 25,9% das pessoas entrevistadas, os gastos passarão de R$ 150. Conforme lembra o diretor de Relações Públicas da Associação Comercial, João Guariglia, itens de vestuário e/ou calçados, seguidos por produtos de cuidados pessoais e perfumes, ferramentas e eletroeletrônicos seguem sendo os mais citados à data.
De acordo com a coleta dos dados, 34% dos que afirmaram que comprarão presentes têm entre 45 e 55 anos; 27,2% têm entre 18 e 30 anos; 23,5% têm entre 30 e 45 anos, e 4,9% têm acima de 65 anos.
O presidente da ACSO, Hygor Duarte, aponta ser essencial que as empresas ajustem suas estratégias de marketing para atender a demanda, focando em ofertas, promoções e incentivos que possam atrair os consumidores mais cautelosos.
O publicitário e professor da Athon Ensino Superior, Nilton Matielli, fala mais sobre a importância de se trabalhar com o comércio pela internet:
Edição: Eduardo Bartels