Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15% em Sorocaba

Comemorações em bares ou restaurantes também crescem

Cida Haddad

Cartão de crédito está entre os principais meios de pagamento das compras
Cida Haddad

Segundo pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior, o Dia dos Namorados promete movimentar as vendas em até 15% em Sorocaba. 

O professor da Athon, Luiz Buriel Junior, explica que, no período de 24 de maio a 1 de junho, foi feita uma pesquisa de mercado, na qual foram entrevistados 146 consumidores que moram em Sorocaba, distribuídos entre todas as classes socioeconômicas A, B, C e D/E. “Após a tabulação dos dados, verificamos que mais da metade dos consumidores, ou seja 56% deles, compraram presentes para as namoradas, namorados, esposas e maridos em 2021 e que, em 2022, 48% deles já tinham se decidido pela compra e 22% ainda estavam indecisos”, comenta. 

Quanto ao local escolhido para as compras dos presentes, a maioria dos entrevistados (49%) afirmou que pretendia realizar a compra dos presentes em shopping centers, 38% em grandes sites de comércio eletrônico, seguidos por comprar nas lojas do Centro e estabelecimentos de bairros. Em relação aos presentes a serem adquiridos, muitos consumidores, de todas as classes socioeconômicas, presentearão com mais de um item: 51% com itens de vestuário e acessórios, 31% com chocolates e 18% com perfumes ou cosméticos. 

“Ainda com o final das restrições mais severas devido ao coronavírus, verificamos que, além dos presentes, houve e haverá um aumento de comemorações fora de casa com almoço ou jantar em bares e restaurantes, de 23% em 2021 para 36% em 2022”, afirma Buriel.

Sobre valores, a expectativa dos consumidores será de gastar aproximadamente R$ 172, valor 38% maior que o despendido no ano passado. “Já 52% dos entrevistados escolheram o cartão de crédito como sendo o principal meio de pagamento para pagar os presentes, seguido pelo cartão de débito (29%) e por PIX (11%). Este aumento no valor médio dos presentes indica uma tendência de otimismo das pessoas, principalmente, entre os mais jovens. Esta tendência deve provocar um aumento de, aproximadamente, 15% nas vendas”, diz o professor. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.