Dia de Finados tem pintura coletiva no muro da antiga estação ferroviária em Sorocaba

Em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, ação acontece no Centro a partir das 9h30 e contará com passeio de trem

Da Redação

Dia de Finados tem pintura coletiva no muro  da antiga estação ferroviária em Sorocaba
É a 4ª ação de Finados promovida
Divulgação

“Trem da Vida: a viagem pelas estações do tempo”. É com essa temática que a Ofebas promove a 4ª ação de Finados com o objetivo de homenagear os entes queridos em Sorocaba (SP). A ação, em parceria com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, consiste na pintura coletiva de um ‘trem’ no muro da antiga estação ferroviária Paula Souza. Também haverá música ao vivo (serenata) e passeio de trem, além de café, pipoca e algodão doce para os sorocabanos. A manifestação artística acontece neste sábado (02/11), das 9h30 às 11h30, na Rua Dr. Paula Souza, 420, Centro. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Desenvolvido pelo artista Danilo Rek, o desenho de ‘trem’ registrado no muro da antiga estação ferroviária é composto por três vagões. A proposta da ação é que as famílias finalizem a pintura dos vagões, sendo que cada um deles remete a memórias e recordações de uma fase da vida. O primeiro vagão estará relacionado à infância e juventude. O segundo, à fase adulta. Por último, o terceiro estará vinculado à terceira idade.

Parceria com a estação ferroviária

A gerente de negócios da Ofebas, Patrícia Peixoto, explica que a ação foi pensada devido à comparação que se pode fazer das etapas da vida com uma viagem de trem. “Quando nascemos, nós de fato embarcamos numa viagem. Vivemos diversas fases, passamos por muitas estações. Passageiros embarcam e desembarcam e sempre deixam marcas em nossa trajetória. E a cada parada, novas experiências e paisagens nos aguardam. Esse é o ciclo da vida”. 

É diante desse contexto que a coordenadora de comunicação, Jennifer Lucchesi, acredita que uma manifestação artística vinculada à temática do trem é capaz de homenagear, no Dia de Finados, não apenas os entes queridos, mas momentos especiais que contaram com a presença deles. 

“Tantos momentos marcam nossas vidas, como o nascimento de um filho, formaturas, aniversários, uma festa de casamento... São momentos que, mesmo com a partida de quem amamos, tornam-se inesquecíveis em nossos corações e merecem ser relembrados e homenageados”, comenta Jennifer, responsável pelo planejamento da ação. “É por isso que pensamos com muito carinho numa ação que mistura arte, música ao vivo e recordações, para que possamos homenagear as estações e os passageiros das nossas vidas e, ainda, valorizar a nossa cultura local com a especial parceria da Sorocabana neste ano”.

Eric Mantuan, presidente da Sorocabana, acredita que a colaboração entre entidades é um dos pilares que torna viável a existência e o funcionamento do terceiro setor, fortalecendo tanto a Ofebas quanto a Sorocabana. “Além disso, a simbologia da estação e do trem no contexto da vida humana está presente em todas as ações que desenvolvemos em prol da memória ferroviária local. É a mensagem que esperamos estar reforçando ao participar deste projeto", pontua o presidente.

 Programação

Além da pintura no muro, a Ofebas também vai oferecer um café da manhã e música ao vivo, no estilo serenata. Quem tiver interesse, poderá fazer um passeio de trem (mediante distribuição de senha). Para isso, basta procurar no dia da ação por algum dos responsáveis pela organização do evento. A participação é gratuita e aberta a todos. Não é necessário realizar inscrição. Basta comparecer na Rua Dr. Paula Souza, 420, Centro.

Tópicos relacionados