Número de estupros cresce em SP e continua afetando principalmente pessoas vulneráveis

SP registrou mais de 1,2 mil denúncias de estupros. Desse total, 25% ocorreu nas regiões de Campinas, Piracicaba e Sorocaba

Por Da redação

Número de estupros cresce em SP e continua afetando principalmente pessoas vulneráveis
O número de estupro de vulnerável chama atenção
Elza Fiuza/Agência Brasil

Os estupros continuam a crescer em todo o território do Estado de São Paulo. Foram 1.201 denúncias registradas somente em fevereiro deste ano, contra 995 computadas em 2024. Cerca de 25% desse total ocorreu nas regiões de Campinas (SP), Sorocaba (SP) e Piracicaba (SP)

Mais de 75% das 1.201 denúncias de estupros foram contra pessoas vulneráveis. Se enquadram nesse caso vítimas que tem menos de 14 anos e pessoas que não tinham discernimento para consentir com o ato sexual, isso por estar dopada, bêbada ou ter algum tipo de deficiência. 

O governo paulista argumenta que o crescimento de crimes sexuais não significa necessariamente que os estupros estejam aumentando, já que a subnotificação é comum nesse tipo de crime, isso porque muitas vítimas temem fazer as denúncias e, por vezes, não entendem a violência que sofreram. 

“O aumento das estatísticas, muitas vezes, não reflete um crescimento da violência, mas, sim, um avanço na coragem das vítimas em denunciar. Especialmente nos casos de estupro de vulnerável, temos percebido que muitas vítimas hoje são ouvidas com mais respeito e acolhimento, o que encoraja outras a se manifestarem”,  disse a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher.

Violência no interior de SP 

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) também apontam o retrato da violência em regiões do interior de SP em fevereiro de 2025. Confira: 

Na região de Campinas (SP), foram registrados 101 estupros e, desse total, 38 foram contra pessoas vulneráveis. No ano passado o total foi menor (88), mas a quantidade de denúncias de estupros contra vulnerável chegou a 68.

Na região de Sorocaba (SP), foram registrados 144 estupros, sendo 33 contra vulneráveis. Os números representam um aumento expressivo comparado com ano passado, que o total de crimes chegou a 97, com 80 sendo contra vulnerável. 

Na região de Piracicaba (SP), foram registrados 56 estupros, sendo 43 contra vulneráveis. No ano passado, o total foi de 54, sendo 48 contra alguém em situação de vulnerabilidade. 

No total, foram registrados 301 casos de estupro nas regiões de cobertura do Band Multi Campinas e  Região em fevereiro deste ano. 

Tópicos relacionados