Delegado Wilson Negrão é o novo diretor do Deinter-7

Departamento comanda as Delegacias Seccionais de Polícia de Avaré, Botucatu, Itapeva, Itapetininga e Sorocaba

Wilson Negrão é natural de Sorocaba
Ricardo Cavalcanti

O delegado Wilson Roberto Negrão de Almeida Barros é o novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária Interior 7 - Sorocaba (Deinter 7). A publicação com seu nome à frente do Departamento, que comanda as Delegacias Seccionais de Polícia de Avaré, Botucatu, Itapeva, Itapetininga e Sorocaba ocorreu na edição, de quarta-feira (04/01),do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

O novo diretor do Deinter 7, de 55 anos, é natural de Sorocaba e delegado de Polícia desde 1992, dois anos após ter se formado na Faculdade de Direito de Sorocaba.

Wilson Negrão iniciou a carreira no litoral, atuando na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e na Seccional de Itanhaém. Em 1993, foi transferido para Votorantim (SP), onde foi diretor do Setor de Investigações da delegacia do município e da Cadeia Feminina até 2000, quando chegou a Sorocaba para coordenar a implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade especializada que chefiou até 2002.

Na sequência, Negrão assumiu o Grupo Antissequestro de Sorocaba (GAS), onde trabalhou no combate ao crime organizado. Após 12 anos comandando o GAS, entre 2014 e 2015 exerceu suas atividades junto à DIG de Sorocaba e ao 2º DP, onde introduziu a filosofia de "Polícia Comunitária", visando a aproximação do policial civil com a comunidade.

Em junho de 2015, passou a chefiar a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) com a missão de reestruturar a unidade, priorizando o trabalho de inteligência policial e fortalecendo as equipes no combate ao tráfico de entorpecentes.

Em 2019, Negrão concluiu o Curso Superior de Polícia Integrado (CSPI), reconhecido como doutorado e que capacita o profissional para funções no alto escalão da instituição, como comando, direção e assessoria. No fim do mesmo ano, foi nomeado Delegado Seccional de Polícia de Sorocaba, cargo que ocupou até agosto de 2020, quando passou atuar como Delegado de Polícia Divisionário da então recém-criada Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, onde ficou por mais de dois anos e combateu crimes de repercussão nacional.

Ao longo de sua trajetória, Wilson Negrão, além de ter participado de inúmeros cursos no Brasil e Exterior, é pós-graduado em ‘Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal’ e professor na Academia de Polícia Civil, onde leciona a matéria ‘Polícia Comunitária’.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.