Defesa Civil de Campinas promove simulado de prevenção à febre amarela

Ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), no Parque Ecológico. Os participantes vão usar o Siss-Geo para monitorar a presença de animais mortos

Por Da redação

O Centro de Resiliência de Campinas (SP) realizou, na manhã desta quarta-feira (26), um treinamento gratuito para o uso do Siss-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre), da Fiocruz. O objetivo da atividade é apoiar as ações em emergência de saúde pública, relacionadas à febre amarela

O Siss-Geo é um aplicativo desenvolvido para monitorar a fauna, a vigilância de emergências de zoonoses e conservar a biodiversidade. O treinamento ocorreu no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, entre 8h30 e 12h. Conforme a Defesa Civil, que organiza a capacitação, mais de 30 pessoas de sete municípios do Estado de São Paulo se inscreveram - Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Piracaia, Sumaré e Valinhos.

Durante a atividade será demonstrado aos participantes como o aplicativo da Fiocruz, que transmite dados georreferenciados, contribui para a identificação de corredores ecológicos de transmissão da febre amarela. O sistema envia alertas automatizados sobre animais mortos e doentes que podem indicar a circulação de agentes infecciosos.

O simulado visa demonstrar quais são as etapas do trabalho para que seja possível elaborar as ações de prevenção. Estão envolvidos nesse treinamento, além dos técnicos da Defesa Civil, da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Campinas e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Tópicos relacionados