A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas (SP) retirou, neste sábado (26), 250 toneladas de resíduos e 150 metros cúbicos de material verde ao longo de cinco quilômetros do Canal do Piçarrão.
“A ação incluiu a limpeza do córrego e a desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais, além de pontes”, explica a prefeitura. Entre os itens retirados estão pneus velhos, vasos sanitários, sofás, madeira, galhos e vegetação, entre outros.
Em nota, a Pasta informou que os entulhos removidos foram acumulados devido as intensas chuvas que atingiram a cidade na noite de quinta (24).
Trabalhos similares também foram realizados em outros pontos da cidade desde a manhã de sexta-feira (25), com 780 trabalhadores envolvidos.
No último sábado (26), cerca de 200 trabalhadores estão mobilizados para a limpeza do Canal do Piçarrão, utilizando 30 caminhões e 15 máquinas.
Além dessa área, os serviços de limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais também foram realizados em bairros como Jardim Santa Cruz, Jardim Iraci, Lagoa Jambeiro e Cidade Satélite Íris II, com o volume de entulho extraído ainda em fase de contabilização.
Como descartar materiais grandes?
Campinas (SP) conta com serviços públicos gratuitos para retirada de materiais. Entre eles então:
O cata-trecos, que realiza a coleta de restos de poda, resíduos de construção (entulho) e de grandes objetos, como sofás, cadeiras, poltronas, guarda-roupas, colchões e móveis usados em geral. É possível solicitar pelo 156.
Os ecopontos, onde os moradores podem descartar gratuitamente Entulho de construções e reformas, móveis, televisores, monitores, até cinco pneus, lâmpadas fluorescentes, restos de poda, isopor, até cinco litros de óleo, madeiras, gesso e recicláveis (papel, plástico, vidro e metal). São 16, espalhados pela região:
- Ecoponto Barão Geraldo
- Ecoponto Carlos Grimaldi
- Ecoponto Campos Salles
- Ecoponto Centro
- Ecoponto Jardim Eulina
- Ecoponto Jardim Itajaí
- Ecoponto Jardim Marisa
- Ecoponto Jardim Pacaembu
- Ecoponto Parque Via Norte
- Ecoponto Jardim São Gabriel
- Ecoponto Parque São Jorge
- Ecoponto Parque Via Norte
- Ecoponto Sousas
- Ecoponto Vida Nova
- Ecoponto Vila União
- Ecoponto Vila Rialto ou Parque Itália - exclusivo para pneus
Não podem ser descartados nos ecopontos e o cata-treco não recolhe resíduos domiciliares, industriais e hospitalares, tintas, solventes, medicamentos, animais mortos, pilhas e baterias, celulares e notebooks e óleo mineral.
As informações estão foram coletadas no site Campinas Sustentável, onde tem mais detalhes sobre os serviços.