De sofá a pneu: 250 toneladas de entulhos são retirados do Piçarrão após chuvas em Campinas

Entre os itens retirados estão: pneus velhos, vasos sanitários e sofás; veja como fazer o descarte correto e gratuitamente desse tipo de material

Por Da redação

De sofá a pneu: 250 toneladas de entulhos são retirados do Piçarrão após chuvas em Campinas
Secretaria de Serviços Públicos retirou 250 toneladas de entulhos do Piçarrão após chuvas
PMC/Fernando Sunega

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas (SP) retirou, neste sábado (26), 250 toneladas de resíduos e 150 metros cúbicos de material verde ao longo de cinco quilômetros do Canal do Piçarrão. 

“A ação incluiu a limpeza do córrego e a desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais, além de pontes”, explica a prefeitura. Entre os itens retirados estão pneus velhos, vasos sanitários, sofás, madeira, galhos e vegetação, entre outros. 

Em nota, a Pasta informou que os entulhos removidos foram acumulados devido as intensas chuvas que atingiram a cidade na noite de quinta (24). 

Trabalhos similares também foram realizados em outros pontos da cidade desde a manhã de sexta-feira (25), com 780 trabalhadores envolvidos.

No último sábado (26), cerca de 200 trabalhadores estão mobilizados para a limpeza do Canal do Piçarrão, utilizando 30 caminhões e 15 máquinas.

Além dessa área, os serviços de limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais também foram realizados em bairros como Jardim Santa Cruz, Jardim Iraci, Lagoa Jambeiro e Cidade Satélite Íris II, com o volume de entulho extraído ainda em fase de contabilização.

Como descartar materiais grandes?

Campinas (SP) conta com serviços públicos gratuitos para retirada de materiais. Entre eles então: 

O cata-trecos, que realiza a coleta de restos de poda, resíduos de construção (entulho) e de grandes objetos, como sofás, cadeiras, poltronas, guarda-roupas, colchões e móveis usados em geral. É possível solicitar pelo 156.

Os ecopontos, onde os moradores podem descartar gratuitamente Entulho de construções e reformas, móveis, televisores, monitores, até cinco pneus, lâmpadas fluorescentes, restos de poda, isopor, até cinco litros de óleo, madeiras, gesso e recicláveis (papel, plástico, vidro e metal). São 16, espalhados pela região: 

  1. Ecoponto Barão Geraldo
  2. Ecoponto Carlos Grimaldi
  3. Ecoponto Campos Salles
  4. Ecoponto Centro
  5. Ecoponto Jardim Eulina
  6. Ecoponto Jardim Itajaí
  7. Ecoponto Jardim Marisa
  8. Ecoponto Jardim Pacaembu
  9. Ecoponto Parque Via Norte
  10. Ecoponto Jardim São Gabriel
  11. Ecoponto Parque São Jorge
  12. Ecoponto Parque Via Norte
  13. Ecoponto Sousas
  14. Ecoponto Vida Nova
  15. Ecoponto Vila União
  16. Ecoponto Vila Rialto ou Parque Itália - exclusivo para pneus

Não podem ser descartados nos ecopontos e o cata-treco não recolhe resíduos domiciliares, industriais e hospitalares, tintas, solventes, medicamentos, animais mortos, pilhas e baterias, celulares e notebooks e óleo mineral.

As informações estão foram coletadas no site Campinas Sustentável, onde tem mais detalhes sobre os serviços. 

Tópicos relacionados