DAEE abre propostas para retomar obras de duas barragens da região de Campinas

Abertura de envelopes é a primeira etapa da fase de definição das empresas responsáveis pelas obras

Da Redação

Obras da barragem de Pedreira foi suspensa em 2023
Divulgação/SEMIL

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo realiza, terça-feira (21), a abertura dos envelopes de proposta de preços para a retomada das obras de duas barragens da região de Campinas (SP). Essa é a primeira etapa da fase de definição das empresas responsáveis pelas obras. 

As novas barragens funcionarão como caixas d’água, estocando o volume do período chuvoso para uso em meses com baixa precipitação. Juntas, elas possuem área equivalente a 980 campos do estádio Maracanã e capacidade equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas. A retomada das obras de duas represas da região metropolitana de Campinas levará segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas em 27 municípios paulistas. Atualmente, Vinhedo (SP) passa por uma crise hídrica.

A construção das barragens Pedreira e Duas Pedras teve início em 2018 e estava parada desde julho de 2023, após a rescisão de contrato com as empresas responsáveis. Inicialmente, o DAEE prévia que que a obra terminasse em 2022

Agora, a previsão é que os trabalhos sejam reiniciados em julho de 2024 caso não haja interposição de recursos. A partir da ordem de serviço, a conclusão das obras deve ocorrer em 22 meses. 

Abertura dos envelopes            

A primeira sessão tratou da concorrência para continuidade das obras da barragem Pedreira, na divisa de Pedreira (SP) e Campinas (SP), às margens do rio Jaguari. Seis empresas apresentaram propostas, cuja previsão de investimento é de até R$ 584 milhões. Os descontos ficaram entre 0,35% e 18,72%, com uma proposta acima do estimado pelo DAEE.

Na segunda sessão, abriu os envelopes de proposta de preços para a retomada das obras da barragem Duas Pedras, na cidade de Amparo (SP), junto ao rio Camanducaia. O investimento previsto é de até R$ 392 milhões.

A abertura dos envelopes é a primeira etapa da fase de definição da empresa vencedora. As propostas de preço serão estudadas pela comissão de licitação, que publicará no Diário Oficial do Estado de São Paulo a classificação das concorrentes. Uma segunda sessão, com abertura do segundo envelope, contendo documentos de habilitação das empresas classificadas, será realizada em data a ser marcada.

Capacidade das barragens

O reservatório Pedreira, com área de 2,1 km², terá capacidade de armazenamento de 31,9 bilhões de litros de água, o equivalente a 12,8 mil piscinas olímpicas. O empreendimento aumentará a vazão do rio Jaguari em 77% – de 4,8 mil L/s para 8,5 mil L/s.

Já a barragem Duas Pontes, com área de 4,9 km², poderá armazenar até 53,4 bilhões de litros de água, equivalente a 21,4 mil piscinas olímpicas, e permitirá ao rio Camanducaia uma vazão 155% maior – de 3,4 mil L/s para 8,7 mil L/s.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.