Duas crianças foram encontradas sozinhas e em situação insalubre, dentro de uma casa no bairro Paranapanema, em Campinas (SP). A criança mais nova, de 4 anos, é portadora de hidrocefalia (que se caracteriza pelo acúmulo de líquidos na cabeça) e foi encontrada dentro de um tanque no quintal da casa, sendo banhada pela criança mais velha, de 6 anos. A Polícia Militar (PM) resgatou as crianças na tarde desta quinta-feira (14) após receber denúncias.
Os militares entraram na casa através de um portão de madeira que estava aberto, por volta das 14h30, e encontraram as crianças, que não sabiam dizer onde estava o responsável por elas. Ao redor da casa as imagens gravadas por eles mostram roupas de crianças, fraldas e fezes humanas. Diante da situação em que se encontravam, os oficiais acionaram o Conselho Tutelar e elas foram encaminhadas para um abrigo.
A mãe das crianças, de 24 anos, chegou ao local às 15h30 e foi conduzida à Delegacia. De acordo com o Boletim de Ocorrência, ela informou que ”precisa trabalhar para sustentar e não tinha com quem deixar as crianças, porque o horário em que saem as crianças da escola não coincide com o do trabalho dela”. A versão da mãe não foi confirmada, visto que o caso segue em investigação; mas, atualmente, é fato que Campinas sofre um déficit de vagas na rede de ensino infantil, que deixa ao menos 4,5 mil crianças à espera de uma vaga.
A mulher será investigada por abandono de incapaz, com pena de seis meses a três anos, caso não haja agravantes. O caso segue sendo investigado pela 1ª Delegacia Seccional de Polícia de Campinas.