Uma coruja invadiu uma casa durante a noite de ontem (8) e ficou acuada em um dos cômodos da residência, no bairro Santa Maria, em Americana (SP). A equipe do Grupo de Proteção Ambiental resgatou a ave e, na manhã desta terça-feira (9), ela foi devolvida à natureza.
Os guardas municipais foram acionados por moradores por meio do telefone 153. Lá, os agentes ambientais verificaram que a ave estava cansada e desorientada, aparentando ter aproveitado as janelas abertas e não conseguia sair do local.
Segundo os ambientalistas, a ave é coruja adulta da espécie suindara – conhecida popularmente como coruja-da-igreja ou coruja-da-torre. Ela foi examinada por um veterinário no Parque Ecológico da cidade, que confirmou que ela estava apta a retornar ao habitat natural.
Nesta terça, uma outra coruja – da espécie buracaqueira – também foi resgatada e devolvida à natureza.
“No caso das corujas, erroneamente algumas pessoas classificam essas aves como sinal de mal agouro, mas na verdade são animais incríveis e importantes aves de rapina que cumprem destacada função ecológica, ajudando a controlar outras espécies e manter o equilíbrio ecológico” completou o Inspetor Jonas do GPA.