O Governo de São Paulo divulgou, na manhã desta quarta-feira (18), a tabela de valores venais dos veículos que servirão de base para o lançamento do Imposto sobre o IPVA em 2025. A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) publicou a pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na quarta-feira (18), no Diário Oficial do Estado.
Para o cálculo do IPVA 2025, as alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas, em relação à tabela Fipe: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo. O contribuinte já pode consultar o valor venal do automóvel para 2025 no Sistema de Veículos (Sivei).
A Fazenda Estadual prevê arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025. A frota total no estado é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao imposto e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento, como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.
*Estagiário sob supervisão