Saber a ordem em que os votos serão registrados na urna eletrônica é importante para evitar confusões ou mesmo a anulação do voto, alerta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Principalmente nas eleições deste ano, que irá eleger para cinco cargos no total.
Neste domingo (2), os campineiros aptos a votar não irão escolher apenas presidente e governador, como também será formado o Congresso Nacional para os próximos anos. Por isso, os eleitores votarão para deputado federal, estadual e senador.
De acordo com a resolução que dispõe sobre os atos gerais das eleições de 2022, a votação deve obedecer a seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual; senador; governador; e presidente da República.
A ordem, segundo a Corte, não pode ser alterada. Isso significa que, para votar em um candidato a presidente, por exemplo, é preciso já ter votado em todos os cargos anteriores.
Como o uso de smartfones e outros aparelhos eletrônicos durante a votação está proibido, os eleitores podem recorrer ao papel e caneta para não esquecer os candidatos escolhidos. O próprio TSE sugere que o eleitor leve uma lista com os números dos candidatos na ordem em que eles serão digitados na urna.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.