Apesar das ofertas estarem há dias nas lojas, a Black Friday acontece, oficialmente, amanhã (24), na última sexta-feira de novembro. Nesta data, o comércio do Centro terá horário ampliado: das 08h às 20h, segundo a ACIC.
A data é uma das mais aguardadas do ano pelos consumidores e a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) prevê que o período de ofertas deste ano movimente R$ 584 mil nas vendas do varejo em Campinas (SP), tanto físico quanto digital. Um crescimento de 15% na comparação com o ano passado.
A ACIC projeta também um crescimento de 15% na movimentação financeira da RMC com a Black Friday, com valores estimados em R$ 1,13 milhão (frente aos R$ 988 mil de 2022).
Itens eletrônicos, como smartphones ou aparelhos de televisão, lideram a lista de “intenção de compra”, seguidos por eletrodomésticos, calçados, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos.
O Cartão de Crédito é o mais utilizado para o pagamento (possibilidade de parcelamento), seguido do PIX, Cartão de Débito e demais.
O crescimento esperado para a região de Campinas é maior do que a média nacional, projetado em 10%, somando em 2023 R$ 7,5 bilhões (contra R$ 6,8 bi em 2022).
Perfil do público em Campinas
O departamento de economia da ACIC avalia o perfil do consumidor da Black Friday em Campinas: 51% é feminino, 29% têm entre 24 e 34 anos, e 48% estão inseridos nas classes AB.
Vagas temporárias na região
A ACIC estima ainda um crescimento na contratação de mão de obra temporária de 2,61% na RMC, com 236 novas vagas – somente em Campinas, a projeção é alta de 3,20%, com 129 vagas abertas (contra 125 do ano passado).