Com incêndios florestais, Valinhos decreta situação de emergência

Fogo na Serra dos Cocais já consumiu mais de 227 mil metros quadrados de vegetação

Por Da redação

Incêndio na Serra dos Cocais, em Valinhos
Divulgação

Valinhos (SP) decretou situação de emergência no município, nesta quarta-feira (4), e institui o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no Município de Valinhos, devido aos incêndios florestais

O caso mais grave é na Serra dos Cocais, onde mais de 227 mil metros quadrados de extensão foram consumidos pelo fogo, que começou no último sábado (31). Desde a madrugada desta quinta-feira (5), equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a Guarda Municipal trabalham no combate ao incêndio na vegetação. 

Segundo dados da Defesa Civil, a última chuva significativa em Valinhos (SP) caiu no dia 26 de maio e, até o momento, não há previsão de novas chuvas. A onda de calor no município pode chegar a 39°C nos próximos dias, entrando em estado de alerta. O tempo seco agravou a situação das queimadas e incêndios fazendo necessários cuidados e fiscalizações redobradas na cidade, além do apoio de todas as forças envolvidas no enfrentamento. 

Segundo a prefeita Lucimara Godoy, um grupamento do exército deve chegar a Valinhos no próximo sábado (7) para reforçar os esforços de combate ao incêndio, que já causa danos significativos à fauna e flora da Serra dos Cocais. 

A Polícia Civil também instaurou um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado por ação humana, o que configuraria crime ambiental.

De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Bruno Gobbo, outras áreas suscetíveis a incêndios, como a Mata da Tapera, Estação Ecológica da Reforma Agrária, Fazenda Remonta e Morro dos Macacos, estão sendo monitoradas via satélite. Em caso de novos focos, equipes serão mobilizadas, e, se necessário, solicitado apoio de bombeiros das cidades vizinhas. 

A Secretaria da Saúde, que registrou um aumento nos atendimentos de casos respiratórios no município, emitiu um alerta à população para evitar a prática de esportes, caminhadas e exposição ao sol nos horários de maior onda de calor, além da importância da hidratação neste período crítico de seca. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.