Com focos de incêndio em Morungaba e Itatiba, Campinas monitora área do Pico das Cabras

A expectativa é de que uma frente fria mude o tempo nesta segunda (16), mas, traz preocupação já que ventanias podem espalhar o fogo

Por Da redação

Incêndio controlado no Pico das Cabras, em Campinas
Foto/Carlos Bassan

O monitoramento da Prefeitura de Campinas, em apoio ao Corpo de Bombeiros, continua, neste domingo (15), na região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, na área do Pico das Cabras, que já teve 120 hectares, o equivalente a 120 campos de futebol, consumidos pelo fogo. Com focos de incêndio em Morungaba (SP) e Itatiba (SP), nos limites com Campinas (SP), a preocupação é de que novas chamas se propaguem. 

Área de fogo em Morungaba (Foto/Divulgação)

De acordo com a Defesa Civil, os incêndios deste final de semana em Morungaba (SP) e Itatiba (SP), não atingiram Campinas (SP). Os focos foram controlados pelo Corpo de Bombeiros de Morungaba, Defesa Civil de Itatiba, Defesa Civil de Campinas, Subprefeitura de Joaquim Egídio e tem apoio da Sanasa, que disponibilizou quatro caminhões de água.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba (SP) e Morungaba (SP). "Temos uma apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem nos municípios vizinhos, com risco de propagar na área de Campinas", afirmou.

Neste domingo (15), a temperatura no limite Campinas-Morungaba está na casa dos 23°C, com  rajadas de vento em torno de 35km/h e umidade relativa do ar em 65%. Há variação de nebulosidade e as chuvas estão previstas apenas para esta segunda-feira (16).

A expectativa é de que uma frente fria mude o tempo, mas, traz preocupação já que ventanias podem espalhar focos de incêndio. 

Colocar fogo em mato é crime e traz riscos para as pessoas, os animais e a flora. Os danos são irreparáveis. Moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo 190 se avistarem pessoas suspeitas de colocarem fogo em mato. Ao avistar uma queimada, é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.