Com dois focos ativos, Defesa Civil alerta para risco de incêndios na região de Campinas

Condições meteorológicas, com alta temperatura, vento e baixa umidade do ar, podem favorecer e intensificar os incêndios

Por Da redação

Incêndios em áreas florestais
Foto/Carlos Bassan

A Defesa Civil do Estado de São Paulo imitou um estado de alerta para o risco de incêndios florestais na região de Campinas entre esta terça-feira (3) e sexta-feira (6). Nesta terça, a região está com dois focos ativos de incêndios:

Piracicaba -  Incêndio pela Rodovia Samuel Castro Neves, na Fazenda Fortaleza Ibicatu. Sem relatos de vítimas.

Monte Alegre do Sul – Incêndio pela Fazenda Experimental. O Corpo de Bombeiros segue monitorando, pois trata-se de uma área de difícil acesso, não sendo possível realizar o combate. 

Segundo a Defesa Civil, a região registra condições meteorológicas com temperatura máxima na casa dos 36°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com rajadas de vento forte, o que pode favorecer o início espontâneo, propagação e intensificação dos incêndios. 

A recomendação da é redobrar a atenção em áreas de vegetação seca. Vale lembrar que colocar fogo no mato é um crime ambiental. Além disso, causa danos irreparáveis à fauna, flora e a população da região.

Prevenção

A Defesa Civil orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre às 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. 

Ao avistar uma queimada, as pessoas devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em caso de soltura de balões, por ser crime, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.