Nesta segunda-feira (11), a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar instalou mais 5 leitos de UTIs pediátricas no Hospital Ouro Verde, dentro do no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, em Campinas (SP).
A ampliação pretende garantir leitos para a internação de crianças no período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre durante o Outono e Inverno.
As internações de crianças com quadros clínicos mais graves estão mantendo as UTIs pediátricas da Rede com uma ocupação acima de 90% na maioria dos dias, principalmente com crianças menores de dois anos com bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório.
Desde o início do ano, os números de crianças atendidas com síndromes respiratórias vêm crescendo nos hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e UPAs. Em fevereiro, foram atendidas por dia, em média, 278 crianças com síndromes respiratórias, em março a média diária de consultas foi de 405 e nos primeiros dez dias de abril, a média está em 510.
Com a instalação das novas estruturas, a Rede passa a contar com 31 leitos pediátricos de UTI para atender as crianças com condições clínicas mais graves – são 15 no Hospital Ouro Verde e 16 no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
*Sob a supervisão de Rose Guglielminett.