As crianças são as menos imunizadas contra a gripe em Campinas (SP). Desde o início da campanha deste ano até esta quinta-feira (28), 44% das crianças foram vacinadas contra a doença. A meta é, no mínimo, 90%.
O levantamento da Prefeitura aponta que 51% dos trabalhadores da saúde não se vacinaram. Em relação às gestantes, 50% estão vacinadas. As maiores coberturas estão nos grupos de idosos, com 81%, e das puérperas, com 77%.
A campanha é direcionada para pessoas com idade a partir de 6 meses. A ação teve início no dia 10 de abril e, embora já tenha sido encerrada em 15 de setembro, os imunizantes ficam disponíveis até o fim dos estoques nos 67 Centros de Saúde da cidade.
O número de doses de vacina contra a gripe aplicadas na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde na campanha deste ano chegou a 343.404. Na última semana, a Secretaria de Saúde contabilizou 1.656 doses aplicadas.
Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. A vacina pode ser administrada junto com outras do Calendário Estadual de Vacinação.