Edição: Eduardo Bartels
Cinco pessoas suspeitas foram presas durante a Operação Mallibu, feita, na terça-feira (18/07), por policiais civis, nas cidades de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto e Pilar do Sul. A operação é referente a uma tentativa de homicídio registrada em 25 de março deste ano, quando duas jovens, de 21 e 22 anos, foram baleadas em frente a uma casa noturna no bairro Jardim Leocádia, em Sorocaba. Entre os presos estão um policial militar e um policial penal.
Os detalhes da operação foram apresentados nesta quinta-feira (20/07), em uma entrevista coletiva, na Delegacia Seccional de Sorocaba, pelo delegado titular do 1° Distrito Policial, Fabrício Ballarini, delegado seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, diretor do Instituto de Criminalística, Marcelo Cherubim do Prado, e pelos e os peritos criminais Luis Carlos Montefusco e Fernando Tadashi dos Santos Morimoto.
Além do policial militar e do policial penal, foram presos um atleta internacional e mais dois suspeitos. Segundo os policiais civis, todos atuavam como seguranças do estabelecimento. Segundo informações, na noite do crime, ocorreu uma confusão na casa noturna e os seguranças usaram spray de pimenta para dispersão. Fora do estabelecimento, houve discussão entre os frequentadores e funcionários do local. Novamente, os seguranças usaram spray de pimenta, além de armas de airsoft para tentar controlar a situação. Durante toda a confusão, as duas vítimas, que estavam dentro de um carro, foram atingidas por disparos de arma de fogo calibre 38.
Durante as investigações, foi possível descobrir que os suspeitos usaram também armas de outros calibres e que eles teriam recolhido as cápsulas para dificultar o trabalho da polícia.
Na operação, foram apreendidas três armas de fogo, duas armas de airsoft, três sprays de pimenta, duas armas de eletrochoque, 31 munições, 18 aparelhos de telefone celular e dois bastões retráteis.