A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou que a cidade registrou pontos de alagamento, quedas de árvores e o volume do Rio Piracicaba chegou a 3,94 metros após as chuvas que atingiram a região nesta quarta-feira (29). O rio transborda quando atinge os 4,70m. Ao todo foram 21 mm de precipitação.
Os principais pontos de alagamento ocorreram nos bairros Santa Rosa, Ondinhas e nas avenidas 31 de Março e Independência, mas os locais foram normalizados para fluxo de veículos ontem mesmo. Já as quedas de árvores foram registradas nos bairros Pompeia, Centro e Vila Rezende. Até o momento, não há desabrigados e nem desalojados.
Rio Piracicaba está em situação de alerta
Devido ao volume de chuvas que atingiu Piracicaba e a região, a Defesa Civil informou que o Rio Piracicaba está em situação de alerta, com 3,94m. Já o Rio Corumbataí está estabilizado, com 2,34m.
O Rio Piracicaba possui quatro estágios antes de transbordar. Quando o nível está abaixo de 3,20 metros, é normal. A partir daí, temos estado de atenção (3,20m), alerta (3,70m), emergência (4,20m) e extravasamento (4,70m).
Fique alerta
As pessoas que se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.
Prevenção
A Prefeitura de Piracicana (SP), por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), informa que tem intensificado as ações para prevenir alagamentos dentro de um plano macro de drenagem. No momento, a Pasta está com duas obras em andamento, uma no ribeirão do Enxofre e outra no Piracicamirim, com o propósito de conter erosões e facilitar a passagem dos ribeirões, evitando novos alagamentos. A Semozel salienta ainda que está viabilizando a possibilidade de um estudo específico para a região da avenida 31 de Março e Armando de Salles Oliveira.
A prefeitura conta com força-tarefa, que reúne diversas secretarias e a Defesa Civil, que fica disponível para atender com rapidez todas as regiões afetadas durante e após as chuvas. Além disso, a Defesa Civil acompanha diariamente as previsões de chuva na cidade e se dispõe em caráter de alerta quando há aviso de chuvas intensas e ventos fortes, monitorando rios, córregos, ribeirões e os pontos de alagamento na cidade.