Chuva alaga casas em Campinas e previsão de novas tempestades preocupa moradores

Rio Anhumas transbordou e alagou casas de moradores do bairro Parque São Quirino, deixando famílias em situação vulnerável

Por Rafaela Oliveira

Os moradores da rua Moscou, no Parque São Quirino, em Campinas (SP), estão preocupados com a ameaça de novos temporais nesta quinta-feira (19), após o rio Anhumas transbordar e alagar as casas da região na noite de terça (17). No dia do alagamento o volume de precipitação foi de 70,8 milímetros em uma hora.

Uma das famílias relata que "perdeu tudo" após o nível do Rio Anhumas subir rapidamente e transbordar. Imagens mostram a água atingir a altura da janela de uma das casas, que estão ao lado do afluente. 

Uma das residências atingidas pela água foi a de Ana Paula de Matos Pereira, que mora com os dois filhos: Bianca, uma menina de 1 anos e 4 meses e Richard, um menino de 12 anos – que no momento do alagamento estava viajando. 

Ela diz que, até o momento, não recebeu nenhum aviso sobre os riscos de alagamento ou apoio da prefeitura. A equipe da Band Multi entrou em contato com o executivo, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta. A Defesa Civil esteve no local e, segundo um morador, fez apenas perguntas. 

Água chegou a atingir a altura da janela de uma das casas.

Ana Paula conta que foi tudo muito rápido, a água começou a subir e a primeira coisa que fez foi pegar a bebê e ir para um local seguro. Sua mãe, Marilene, que mora ao seu lado, permaneceu no local com o filho de 27 anos, Lucas, tentando salvar o material reciclável que recolhe para vender, mas a água foi mais forte e rápida.

“A água levou tudo o que era o ganha pão dela.  Aí ela passou mal bastante e tivemos que levar ela pro hospital às pressas, que tava doendo o peito dela.”, relata Ana Paula. 

O irmão de Ana Paula e parentes tentaram ajudar a salvar o que pode, mas os bens materiais acabaram ficando em segundo plano quando a mãe começou a passar mal. A força da água foi tamanha, que Ana Paula conta que o cachorro da família foi resgatado com vida por um vizinho dentro de um bueiro.

"Ainda bem que consegui salvar o cachorrinho da minha mãe, foi parar dentro da água, tadinho. O rapaz disse que viu ele cambaleando dentro do bueiro e conseguiu pegar e eu falei: imagina se fosse uma criança?!“, diz ela, preocupada com os riscos que os alagamentos oferecem às pessoas, ainda mais tendo filhos.

A família ainda tenta se recuperar das perdas, como o berço da bebê, fraldas, alimentos, móveis e eletrodomésticos. No momento, Ana Paula está abrigada em casa de parentes, e, apesar de agradecer por ninguém ter se ferido, ela lamenta as perdas: "Para gente já é tão difícil conquistar, mulher. Nossa, muito difícil mesmo.”.

A moradora diz que recebeu ajuda de vizinhos e, caso alguém possa ajuda com doações, como alimentos e itens de higiene pessoal, pode entrar em contato pelo telefone (19) 98968-3977.

Previsão do Tempo 

As condições permanecem favoráveis à formação de tempestades severas na região de Campinas pelos próximos dias, sendo a Defesa Civil do Estado de São Paulo. 

As tempestades podem estar associadas a chuva localmente forte e volumosa, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e precipitação de granizo, podendo implicar em enxurradas e alagamentos. Além de transtornos associados a aos ventos fortes, como queda de árvores, destelhamentos e risco de corte de energia elétrica, e riscos relacionados à precipitação de granizo. 

O desenvolvimento de tempestades é esperado a partir da tarde e ao longo da noite, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da Unicamp.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.