Os moradores da rua Moscou, no Parque São Quirino, em Campinas (SP), estão preocupados com a ameaça de novos temporais nesta quinta-feira (19), após o rio Anhumas transbordar e alagar as casas da região na noite de terça (17). No dia do alagamento o volume de precipitação foi de 70,8 milímetros em uma hora.
Uma das famílias relata que "perdeu tudo" após o nível do Rio Anhumas subir rapidamente e transbordar. Imagens mostram a água atingir a altura da janela de uma das casas, que estão ao lado do afluente.
Uma das residências atingidas pela água foi a de Ana Paula de Matos Pereira, que mora com os dois filhos: Bianca, uma menina de 1 anos e 4 meses e Richard, um menino de 12 anos – que no momento do alagamento estava viajando.
Ela diz que, até o momento, não recebeu nenhum aviso sobre os riscos de alagamento ou apoio da prefeitura. A equipe da Band Multi entrou em contato com o executivo, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve resposta. A Defesa Civil esteve no local e, segundo um morador, fez apenas perguntas.
Ana Paula conta que foi tudo muito rápido, a água começou a subir e a primeira coisa que fez foi pegar a bebê e ir para um local seguro. Sua mãe, Marilene, que mora ao seu lado, permaneceu no local com o filho de 27 anos, Lucas, tentando salvar o material reciclável que recolhe para vender, mas a água foi mais forte e rápida.
“A água levou tudo o que era o ganha pão dela. Aí ela passou mal bastante e tivemos que levar ela pro hospital às pressas, que tava doendo o peito dela.”, relata Ana Paula.
O irmão de Ana Paula e parentes tentaram ajudar a salvar o que pode, mas os bens materiais acabaram ficando em segundo plano quando a mãe começou a passar mal. A força da água foi tamanha, que Ana Paula conta que o cachorro da família foi resgatado com vida por um vizinho dentro de um bueiro.
"Ainda bem que consegui salvar o cachorrinho da minha mãe, foi parar dentro da água, tadinho. O rapaz disse que viu ele cambaleando dentro do bueiro e conseguiu pegar e eu falei: imagina se fosse uma criança?!“, diz ela, preocupada com os riscos que os alagamentos oferecem às pessoas, ainda mais tendo filhos.
A família ainda tenta se recuperar das perdas, como o berço da bebê, fraldas, alimentos, móveis e eletrodomésticos. No momento, Ana Paula está abrigada em casa de parentes, e, apesar de agradecer por ninguém ter se ferido, ela lamenta as perdas: "Para gente já é tão difícil conquistar, mulher. Nossa, muito difícil mesmo.”.
A moradora diz que recebeu ajuda de vizinhos e, caso alguém possa ajuda com doações, como alimentos e itens de higiene pessoal, pode entrar em contato pelo telefone (19) 98968-3977.
Previsão do Tempo
As condições permanecem favoráveis à formação de tempestades severas na região de Campinas pelos próximos dias, sendo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
As tempestades podem estar associadas a chuva localmente forte e volumosa, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e precipitação de granizo, podendo implicar em enxurradas e alagamentos. Além de transtornos associados a aos ventos fortes, como queda de árvores, destelhamentos e risco de corte de energia elétrica, e riscos relacionados à precipitação de granizo.
O desenvolvimento de tempestades é esperado a partir da tarde e ao longo da noite, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da Unicamp.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti