Cerimônia com Padre Fábio Vieira, em Campinas, celebra o ‘padroeiro da internet’

O evento acontece neste sábado (6), a partir das 15h

Da Redação

Cerimônia com Padre Fábio Vieira, em Campinas, celebra o ‘padroeiro da internet’
Evento acontece no Santuário Santa Rita de Cássia
Divulgação

O Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas (SP), recebe neste sábado (6) o Padre Francisco Fábio da Costa Vieira. O evento tem início às 15h, com uma palestra voltada para os jovens, seguida pela celebração da Santa Missa, às 16h30.

Durante o evento, o sacerdote compartilhará com os presentes detalhes emocionantes da vida e legado do Beato Carlo Acutis, conhecido como o ‘padroeiro da internet’. Em 2006, o jovem católico italiano, nascido na Inglaterra, morreu aos 15 anos de leucemia. Após a morte, foi beatificado, após a Igreja reconhecer o que considera ser um milagre realizado por Acutis a um menino no Brasil. 

O Padre Fábio Vieira viveu com a família Acutis na mesma casa onde o Beato Carlo residia, na Itália, o que o inspirou a fundar o apostolado Devotos de Carlo Acutis Brasil. Ao retornar ao Brasil, escreveu o livro "Foi Carlo!", sobre a experiência dele durante aquele período.

Atualmente, Padre Fábio ocupa a função de Chanceler da Diocese de Santa Cruz de Corumbá, além de ser Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e Reitor do Santuário de mesmo nome, localizado na cidade de Ladário (MS). O sacerdote, ainda, é formado em Filosofia, Pedagogia, Teologia e Comunicação.

Quem é o adolescente conhecido como ‘padroeiro da internet’

Beato Carlo Acutis (Crédito: Reprodução/Vatican News)

Carlo Acutis é conhecido por seu profundo amor por Deus, sua dedicação à Eucaristia e seu talento na área de tecnologia da informação. Em 2018, o adolescente foi declarado Venerável pela Igreja Católica. E, há dois anos, foi beatificado: um passo importante em direção à possível canonização – quando a Igreja declara alguém como santo.

Carlo era conhecido por sua abertura aos outros, sua caridade e seu desejo de compartilhar sua fé com as pessoas ao seu redor, independentemente de sua origem ou crença. Ele usou sua paixão pela tecnologia da informação para criar um catálogo online de milagres eucarísticos.

O milagre reconhecido pelo Vaticano ocorreu em 2010, quando um avô levou seu neto, que tinha problemas no pâncreas, até a paróquia de São Sebastião, na Capital Campo Grande. De acordo com a família, o menino foi curado após tocar as roupas com sangue de Carlo Acutis, que estavam expostas na paróquia. 

A transladação de seu corpo foi acompanhada pelo Padre Fábio, que pode dizer com absoluta certeza que o corpo estava intacto.E, atualmente, encontra-se em exposição no Santuário do Despojamento em Assis.

Carlo Acutis é considerado um modelo de santidade para os jovens católicos de hoje, mostrando que é possível viver uma vida santa e comprometida com Deus mesmo em meio aos desafios da sociedade contemporânea.

Tópicos relacionados