O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) registrou um número histórico de alunos matriculados durante todo o ano de 2024. Foram 6.511 matrículas realizadas, 42 cursos foram oferecidos no primeiro semestre e 44 no segundo, entre as modalidades de ensino técnico, profissionalizante e oficinas.
O número de alunos vem aumentando ano a ano no Ceprocamp. Em 2011, foram 601 alunos matriculados; já em 2024, foram 6.511, crescimento de cerca de 11 vezes em 13 anos.
Um dos destaques foi o curso básico de manicure e pedicure, que já teve quatro turmas com 30 alunos cada, desde sua estreia em setembro. Os alunos terminam o curso já com oportunidades de estágio em salões de beleza, iniciativa fruto da parceria entre o Ceprocamp e o Ensino Social Profissionalizante (Espro)
Neste ano o Ceprocamp também ofereceu cursos inéditos, tais qual o curso de operador de empilhadeira, formação para o mundo do trabalho, manicure e pedicure, atenção primária à saúde, técnico em química, cuidados básicos com pessoas com deficiência e até preparação em ciências para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O objetivo do Centro é promover educação profissional gratuita para otimizar os moradores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mercado de trabalho.
Serviço
Cursos Gratuitos do Ceprocamp
inscrições para curso técnico entre 2 e 16 de dezembro; para oficinas e profissionalizantes acompanhar divulgação de vagas no site.
Acesse: fumec.sp.gov.br/ceprocamp.
*Estagiário sob supervisão