Campinas recebe o espetáculo cômico, O Poste, na próxima terça-feira (26), às 17h, na Praça do Centro Cultural Maria Monteiro, na Vila Padre Anchieta. O evento é gratuito e para todos os públicos. A apresentação contará com o artista Daniel Salvi e direção de Ricardo Puccetti.
“O Poste é um espetáculo cômico de forte expressão corporal e linguagem visual, dispensando o uso de textos. Criado na fronteira entre o teatro e o circo, circula com organicidade entre o trabalho do ator e do acrobata, unindo princípios do Teatro Físico e da Tradição Circense (palhaço e mastro chinês)”, explica Daniel Salvi, artista campineiro.
Lupércio, um poste e uma lâmpada queimada são os elementos responsáveis para que o jogo aconteça. Lupércio, um faz-tudo bem-intencionado, assume sua missão com maestria, lutando contra seu medo de altura, transmutando-se em gorila, entre enroscos com equipamentos de proteção e um tempinho para a hora sagrada do lanche.
Segundo Salvi, é um espetáculo envolvente que convoca a participação da plateia de maneira lúdica e direta, com diversão garantida para todas as idades, pois “provoca o fascínio despertado pelos espetáculos aéreos, já que é em torno do mastro-chinês que toda a ação se desenvolve, sem a necessidade de grandes estruturas para sua montagem, adaptando-se facilmente a diferentes espaços, abertos ou fechados”.
O evento é uma ação de contrapartida à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe do governo federal os recursos da Lei Aldir Blanc. A verba é destinada a artistas, trabalhadores do setor de cultura e espaços culturais que tiveram as atividades interrompidas em razão da pandemia do coronavírus.
*Sob a supervisão de Rose Guglielminetti.