O Centro de Referência e Apoio à Mulher, em Campinas, realizou nesta quinta-feira (30) o primeiro “Dia de Beleza” para mulheres vítimas de violência doméstica. O Ceamo busca, por meio dessa ação, ajudá-las a recuperar a autoestima abalada por violência moral e física. Os serviços serão realizados todos os meses.
“Essas mulheres passaram por maus momentos e uma ação como essa valoriza toda uma reconstrução emocional e psíquica, que auxilia na emancipação dessas pessoas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Rede de proteção e enfrentamento
Campinas criou ano passado a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher, devido à alta taxa de violência doméstica no município - que subiu 220% dois primeiros meses de 2022. Trata-se de um conjunto de órgãos e iniciativas interdepartamentais e intergovernamentais criado em agosto de 2021. O objetivo é implantar uma cultura de paz.
A Rede de Proteção à Mulher abrange o Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) e o Seravi (Serviço de Responsabilização e Reeducação do Autor de Violência).
Além do abrigo Sara-M, os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o Gama (Guarda Amigo da Mulher), a Sala Lilás da Guarda Municipal, o Botão Bela da Emdec, a Vara de Violência Doméstica, a Delegacia de Defesa da Mulher, a Polícia Militar com o serviço SOS Mulher, o Observatório da Violência Contra a Mulher (ainda em elaboração), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o grupo Mulheres Empreendedoras.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.