Ceamo amplia horário de atendimento devido ao aumento da demanda

Este ano, o número de casos de mulheres vítimas de violência doméstica que o órgão atende aumentou 220%

Rafaela Oliveira

Centro de Referência e Apoio à Mulher - Ceamo
Divulgação

O Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) ampliou a partir desta segunda-feira (21/03) seu horário de atendimento em três horas. O serviço, que atendia das 9h às 17h, agora passa a funcionar das 8h às 19h. Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a medida visa atender o aumento da demanda.

“No ano passado, tínhamos uma média de 56 atendimentos mensais. Este ano, a média subiu para 181, um aumento de mais de 220%. A pandemia criou uma demanda reprimida, que está agora chegando a nós. Queremos ampliar a oferta e nada melhor que adotar essa medida no mês da mulher”, explicou a Secretária.

Entre janeiro e fevereiro do ano passado, o Ceamo realizou 95 atendimentos. No mesmo período deste ano, foram 362, um crescimento de 281%.

Em 2020, no início a pandemia de Covid-19, a média de mulheres vítimas de violência doméstica atendidas era de 34 casos por mês. No ano de 2021, o número cresceu 65,5%, passando a atender 56 casos por mês. Este ano, nos dois primeiros meses, foi de 181 casos por mês, representando um aumento de 224%. Janeiro e fevereiro de 2022 representaram mais da metade de todos os atendimentos do ano passado (54%).

O Ceamo é responsável pelo atendimento às mulheres em situação de violência de gene no âmbito doméstico, acolhendo e prestando atendimento psicológico, social e orientação jurídica à vítima. O órgão fica localizado na Avenida Francisco Glicério, 1269 - 6º andar, no Centro de Campinas. Os interessados também podem entrar em contato com o Órgão pelo telefone (19) 3236-3619 ou pelo e-mail ceamo@campinas.sp.gov.br.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.