Cartão de crédito é a principal forma de pagamento nesta Black Friday

A expectativa, em Sorocaba, é que haja um aumento nas vendas de 8%

Cida Haddad

Roupas e calçados estão entre as escolhas de compras Cida Haddad
Roupas e calçados estão entre as escolhas de compras
Cida Haddad

Nesta sexta-feira (25/11), é a Black Friday. Uma pesquisa feita em parceria entre a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e a faculdade Athon Ensino Superior aponta que mais da metade dos consumidores consultados na pesquisa - 53,5% - pagarão as compras com cartão de crédito. A expectativa é que haja um aumento nas vendas de 8%.

Já o cartão de débito será usado por 14,9% e o Pix terá a utilização de 10, 3%. Das pessoas ouvidas, 16,7% irão parcelar as compras no cartão de crédito. 

Quanto ao local escolhido para as compras dos presentes, a maioria dos entrevistados, 80,1%, afirma que vão realizar suas compras pela Internet, 11,3% em shoppings e 8,6% nas lojas do Centro de Sorocaba. 

Em relação aos produtos, 28,2% dos entrevistados comprarão roupas, acessórios e calçados, 15,8% irão adquirir aparelhos de telefone celular e de informática, 11,1% irão em busca de aparelhos de televisão e eletroeletrônicos, 10,4 % comprarão alimentos e bebidas; 8,1% irão gastar em viagens e 6,9% em brinquedos.

Quanto aos valores que serão gastos, a expectativa dos consumidores é, de, aproximadamente R$ 578, valor praticamente igual ao de R$ 585 despendido no ano passado.  

“Outro fator que vai contribuir com o aumento das vendas na Black Friday é que ela acontece na época da Copa do Mundo no Catar o que, tradicionalmente, estimula o consumo de televisores, vestuário, alimentos, bebidas e artigos esportivos”, diz o administrador e professor na Athon Ensino Superior, Luiz Buriel Junior. “É importante ressaltar também a mudança nos hábitos de compra dos consumidores, ou seja, o e-commerce veio para ficar. Cada vez mais é necessário que os lojistas passem a atuar no mundo digital, buscando novos canais digitais de venda, criando soluções próprias ou cooperativas e atuar nas redes sociais”, afirma Buriel.