Campinas tem 24 CSs usando IA para confirmar agendas e reduzir faltas

A expectativa é de que todas as 68 unidades possam contar com a tecnologia até o fim desta semana

Da Redação

Campinas tem 24 CSs usando IA para confirmar agendas e reduzir faltas
Assistente virtual “Ana” confirma os agendamentos
Carlos Bassan/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) dobrou a quantidade de Centros de Saúde (CSs) que começaram a usar inteligência artificial para confirmar agendamentos e reduzir faltas em consultas e exames. Até a terça-feira (20) eram 12 os CSs que estavam utilizando o serviço, nesta quinta-feira (23), o número de unidades saltou para 24. A expectativa da prefeitura é de que todas os 68 CSs possam contar, até o fim desta semana, com as mensagens via chatbot da assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes dos agendamento e, com isso, otimizar os serviços.

As 12 novas unidades que passam a contar com o recurso são: Anchieta, Rosália, Santa Lúcia, Capivari, Taquaral, Centro, São José, Vila Rica, Sousas, Joaquim Egídio, Florence e Jardim Lisa.

O contato feito pela inteligência artificial é pelo WhatsApp identificado como “Acesso Fácil Saúde Campinas” e o número que aparece para o paciente é o 19-9-9604-3012.

Vale destacar que não é possível enviar mensagens para este contato, mas somente interagir para realizar confirmações sobre perguntas feitas via chatbot.

Como funciona

  • Sete dias antes da consulta ou exame, o paciente precisa confirmar a agenda.
  • Na véspera do agendamento, o paciente recebe um lembrete.

A expectativa da secretaria de saúde é disparar 70 mil mensagens mensais e, com isso, recuperar, no período de um ano, 84 mil vagas em consultas e exames nos CSs.

Atualmente, a média de faltas no sus municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda.

Tópicos relacionados